Dicas de Instalação dos Produtos Bellastone
1. ASSENTAR com argamassa ACIII; ( aplicar argamassa no revestimento e no contrapiso, de forma que a aplicação fique em sentido cruzado).
2. Fazer dilatação no piso da base de assentamento. Em áreas acima de 6 m2, efetuar junta de dilatação no contrapiso; preferencialmente a cada quadro de 3×3 (9m2). Sugerimos corte de juntas com disco mínimo de 3mm. As juntas de dilatação de contrapiso deverão ser preenchidas com silicone.
3. O CONTRAPISO deve ter queda que permita o bom escoamento de água. Havendo áreas inundadas podem ocorrer pequenas infiltrações no rejunte, onde poderá aparecer eflorescência (manchas brancas no rejunte).
4. JUNTA de dilatação (no assentamento). Utilizar espaçador plástico para pisos e revestimentos, na medida mínima de 5mm (cinco milímetros).
5. REJUNTE flexível e impermeável. O rejunte deve ser bem diluído para preencher todos os espaços da junta (5mm), do contrapiso ao topo da peça. Para facilitar a aplicação do rejunte, utilize bisnaga (com rejunte bem diluído). Para obter maior eficiência recomenda-se aditivo para rejunte. Falhas no rejunte resultam infiltrações; a evaporação da água infiltrada pode resultar em eflorescências (manchas brancas no rejunte).
6. Aplicação de cimentok na tonalidade madeira: Lavar, remover todos os resíduos. Em caso de excesso de rejunte sobre as peças, escovar e remover. Depois de lavado, isolar a área, aguardar secagem no mínimo 16 horas de sol. Após 16 horas, havendo algum resíduo (sujeira), efetuar limpeza a seco com vassoura ou escova de cerdas rígidas. Aplique cimentok sempre no sentido dos veios do revestimento. Utilize pincel com 8 a 10 cm largura com cerdas de preferência rígidas. Agite sempre a embalagem de cimentok antes de abastecer a bandeja. Este procedimento é indispensável para se evitar manchas. Abasteça a bandeja sempre em pequenas quantidades. Espalhe o produto rapidamente em pequenas áreas, repassando o pincel, deixando fina camada. Não remonte demãos. Aplicar o cimentok madeira nos horários com menor incidência de sol, (horário recomendado (7 as 10 e 16 às 18 h) . Se o produto for aplicado sobre o piso muito quente, pode manchar, isto ocorre pois o produto é de secagem rápida. Tráfego de pedestre (4 horas após aplicação) veículos (12 horas após aplicação). Aplicar uma camada fina evitando camadas sobrepostas; camadas grossas podem descascar. Não repassar demasiadamente o pincel no mesmo local pois o produto é de secagem rápida.
Como Rejuntar
A Aplicação do rejunte, deve ser feita conforme tempo de liberação de tráfego, recomendado pelo fabricante argamassa;
Molhar as juntas antes de aplicar o rejunte, porém sem inundar as mesmas;
Não aplicar o rejunte quando houver incidência direta de sol no revestimento o que proporciona altas temperaturas e compromete a aderência;
Aplicar o rejunte de forma a não sujar a superfície das placas e para que não haja a obstrução de posos e veios, facilitando posteriormente o processo de remoção de excessos e limpeza dos revestimentos;
Se necessário, fazer o uso de fita crepe para proteger a superfície das peças, removendo a mesma assim que terminar a aplicação, de preferência não deixar de um dia para o outro com incidência de sol;
Recomendamos o uso de rejunte flexível e impermeabilizado e com a cor mais semelhante do revestimento escolhido.
Demais procedimentos para rejuntamento seguir todas as orientações do fabricante contidas na embalagem do produto;
Atenção especial na escolha do rejunte: para áreas externas sujeitas a incidência de chuvas/umidades/maresias; utilizar somente rejunte flexível e impermeabilizado. Estes impedem as infiltrações de água que podem causar o aparecimento de manchas brancas, eflorescências. Na aplicação, observar que toda a profundidade da dilatação seja preenchida com rejunte, ou seja: da superficie do revestimento até a base onde o revestimento foi assentado.
Durante o assentamento e rejuntamento, caso tenham ficado resíduos de argamassa e rejunte sobre o revestimento, remover imediatamente com escova plástica com cerdas duras. Depois, decorridas 72 horas, faça a remoção com água e produtos recomendados (água, detergente alcalino ou neutro).
Importante: após o assentamento e rejuntamento; manter o revestimento coberto com lona (não utilizar papelão) até a finalização da obra para evitar qualquer sujeira, manchas ou danos, sendo a limpeza a última etapa a ser concluída.
Como Assentar - Juntas de Expansão
Em áreas de grandes dimensões, a junta de expansão, garante que o revestimento se mantenha integro caso o contra piso ou a laje sofram dilatações ocasionadas pela variação de temperatura. A junta de expansão ou junta de dilatação, deve ser feita desde a base (contrapiso e emboço) até p revestimento. A junta deverá ser preenchida com mastique ou similar.
Deve ser feito sobre base bem compactada, o contra piso deve estar curado pelo período mínimo de 14 dias; minuciosamente limpo; perfeitamente nivelado; sem fissuras e com rugosidade adequada; mecanicamente resistente, sendo o suficiente para suportar os esforços do revestimento e trafego;
Proteção do revestimento antes de iniciar o assentamento: Recomendamos que seja aplicada uma demão oleofugante na superficie das peças antes de assentar. Isso evitará que a argamassa e o rejunte grudem sobre elas, facilitando a limpeza, para a posterior aplicação do acabamento final do gel envelhecedor. A aplicação do gel envelhecedor é feita 72 horas depois de aplicado o rejunte, devendo o revestimento estar: limpo, seco, livre de poeira, livre de resíduos de argamassa e rejunte, gorduras, etc.;
Umedecer levemente a parede ou piso para regular a temperatura e retardar a secagem da argamassa (este procedimento melhora a aderência.)
Não é necessário umedecer ou emergir as peças em água antes do assentamento.
Limpar a parte de trás das peças, com broxa ou esponja apenas umedecida, removendo sujeiras, poeira da face de assentamento da peça.
Aplicar a argamassa na parede ou revestimento com o lado liso da desempenadeira. Após usar o lado dentado com no mínimo 8mm de profundidade, formando cordões. Aplicar também uma fina camada de argamassa no verso do revestimento, usar novamente o lado dentado de modo que os cordões fiquem cruzados com os da parede do revestimento;
De preferência assentar o revestimento na última etapa da obra, evitando danos mecânicos, manchas de tinta, cimento e outros agentes químicos que possam estar sendo utilizados na obra;
Usar argamassa de assentamento colante e flexível, especificada para pisos e revestimentos de grandes formatos e seguir as recomendações dos fabricantes;
Atenção especial na escolha da argamassa: Utilizar argamassa recomendada para áreas externas ACIII ou similar. A mesma deve ter característica de adesividade, flexibilidade, impermeabilidade e leveza, indicada para assentamento de peças de cerâmica, porcelanatos, granitos, ardósias, cimentícios em qualquer ambiente (externos e internos; pisos e paredes).
Utilizar somente martelo de borracha, batendo várias vezes suavemente até a peça se posicionar no lugar correto, esmagando os cordões de argamassa. Nivelar os cantos e limpar as juntas. Reassentar peças que tiverem 'batidas com som oco' e limpar o excesso de argamassa sem deixar resíduos na superfície das peças; peças danificadas (trincadas) durante o assentamento devem ser substituidas.
Substituir peças que tenham sido quebradas durante o assentamento;
Para característica da rusticidade, algumas peças podem apresentar irregularidades na superficie de assentamento, sendo necessário compensar esses desníveis com a argamassa na hora da colocação;
Na parede, iniciar a colocação de baixo para cima a partir da segunda fiada. No espaço vago da primeira fiada fixar uma régua nivelada para servir de guia;
Não assentar sobre texturas; Neste caso remova a mesma até a base do reboco.
Em caso de revestimentos de paredes externas totalmente expostas à chuva, no topo da parede, use proteção (gerosa metálica) que impeça a infiltração de água entre a parede-argamassa e o revestimento. Caso ocorra infiltrações entre a parede e o revestimento pode ocorrer a carbonatação. Isto ocorre, pois o concreto contém depósitos salinos de hidróxido de cálcio que em contato com a humidade, emergem para a superfície do piso/revestimento na forma de carbonato de cálcio formando manchas brancas.
Umedecer o contra piso ou reboco;
Deixar juntas entre as peças no mínimo 5mm. Utilizar espaçadores plásticos. Não utilizar em hipótese alguma, junta de dilatação inferior a 5mm. Tal procedimento impede o correto rejuntamento que deve ser o preenchimento do espaço entre as peças desde a superfície até a base. Rejunte mal aplicado permite infiltrações e estas podem manchar o revestimento. Rejunte mal executado, compromete a vida útil do revestimento.
Evitar riscos e proteger o revestimento com lona, no caso de outras etapas da obra estar em andamento.
Como Assentar - Juntas de Piso/Parede
No encontro da parede/piso e piso/pilar, é necessário deixar um espaçamento de 10mm. Ao final pode ser preenchido com mastique ou ficar sem preenchimento, quando houver a presença de rodapé.
Categoria: Artigo
Publicado em: 19/07/2023